
O que é lockdown?
Para entender o que é lockdown você precisa saber que isso muda completamente a rotina que conhecemos e vivemos nos dias de hoje.
O termo em inglês se popularizou no mundo após a pandemia causada pela SARS Covid-19. Com a doença sem controle nos anos seguintes, o termo passou a fazer parte do cotidiano das pessoas.
Tanto nos países de língua inglesa quanto nos de outras línguas, o termo usado sempre foi o mesmo. Com isso, muita gente, incluindo os políticos, adicionaram o termo ao seu dicionário.
Entenda o que é lockdown e seu significado
A tradução literal do termo lockdown pode ser feita como “confinamento”. O dicionário de Oxford, por outro lado, o define como um “estado de isolamento ou restrição como medida de segurança”.
A verdade é que essa é a definição que parece mais correta. Isso porque o lockdown é entendido como o bloqueio de uma área ou região, por ordem da Justiça ou do Governo de determinado local.
Ainda, outro ponto que aponta para a definição é a existência de uma necessidade extrema. No caso da pandemia que se iniciou em 2019, a ideia sempre foi a de evitar o contágio pela doença.
Como funciona um lockdown?
Já sabemos o que é lockdown, mas ainda pairam dúvidas sobre o seu funcionamento. Isso é mais que justificado, pois cada governo pode flexibilizar a atuação, limitando a atuação de certas atividades.
O mais comum é que as pessoas só possam sair de suas casas por motivos fundamentados. Assim, basicamente ir até farmácias, hospitais, oficinas mecânicas ou, se for o caso, comprar comida.
Ainda, é comum que o trânsito da região seja limitado, de modo a impedir que as pessoas circulem. Outro ponto é fechar estações de ônibus, trens metrô, para melhorar o confinamento.
Os serviços essenciais
Um dos pontos mais interessantes a se observar nesse caso é o que são os chamados serviços essenciais. Pois eles são os únicos que não param durante o lockdown.
Então, em cada governo há definições de quais são esses serviços essenciais. Assim, centros médicos, oficinas, postos de combustível, farmácias e outros podem ser considerados essenciais.
Em alguns casos, como no Brasil, eventos e atuação religiosa podem ser consideradas atividades essenciais.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é lockdown pode entender melhor quando ouvir esse nome na mídia. Então, pode ficar preparado para o que vem pela frente e entender melhor as notícias.