O que é lockdown?

O que é lockdown?

março 19, 2021 Off Por Agência Kalima

Para entender o que é lockdown você precisa saber que isso muda completamente a rotina que conhecemos e vivemos nos dias de hoje.

O termo em inglês se popularizou no mundo após a pandemia causada pela SARS Covid-19. Com a doença sem controle nos anos seguintes, o termo passou a fazer parte do cotidiano das pessoas.

Tanto nos países de língua inglesa quanto nos de outras línguas, o termo usado sempre foi o mesmo. Com isso, muita gente, incluindo os políticos, adicionaram o termo ao seu dicionário.

Entenda o que é lockdown e seu significado

A tradução literal do termo lockdown pode ser feita como “confinamento”. O dicionário de Oxford, por outro lado, o define como um “estado de isolamento ou restrição como medida de segurança”.

A verdade é que essa é a definição que parece mais correta. Isso porque o lockdown é entendido como o bloqueio de uma área ou região, por ordem da Justiça ou do Governo de determinado local.

Ainda, outro ponto que aponta para a definição é a existência de uma necessidade extrema. No caso da pandemia que se iniciou em 2019, a ideia sempre foi a de evitar o contágio pela doença.

Como funciona um lockdown?

Já sabemos o que é lockdown, mas ainda pairam dúvidas sobre o seu funcionamento. Isso é mais que justificado, pois cada governo pode flexibilizar a atuação, limitando a atuação de certas atividades.

O mais comum é que as pessoas só possam sair de suas casas por motivos fundamentados. Assim, basicamente ir até farmácias, hospitais, oficinas mecânicas ou, se for o caso, comprar comida.

Ainda, é comum que o trânsito da região seja limitado, de modo a impedir que as pessoas circulem. Outro ponto é fechar estações de ônibus, trens metrô, para melhorar o confinamento.

Os serviços essenciais

Um dos pontos mais interessantes a se observar nesse caso é o que são os chamados serviços essenciais. Pois eles são os únicos que não param durante o lockdown.

Então, em cada governo há definições de quais são esses serviços essenciais. Assim, centros médicos, oficinas, postos de combustível, farmácias e outros podem ser considerados essenciais.

Em alguns casos, como no Brasil, eventos e atuação religiosa podem ser consideradas atividades essenciais.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é lockdown pode entender melhor quando ouvir esse nome na mídia. Então, pode ficar preparado para o que vem pela frente e entender melhor as notícias.