3 dicas para fazer o imposto de renda

3 dicas para fazer o imposto de renda

março 22, 2021 Off Por Agência Kalima

A declaração do imposto de renda é algo que pode trazer algumas dúvidas ao ser feito. Para atenuar isso, confira algumas dicas para fazer o imposto de renda e evitar pendências com o governo.

Existe um prazo para fazer essa declaração, que a Receita Federal é responsável por determinar. Sendo assim, é importante estar atento para evitar o pagamento de multas.

Caso você não entregue o documento no prazo, terá que pagar uma multa de, no mínimo, R$165,74. Assim, a Receita debitará o valor restituição do imposto. Porém, se você tiver imposto a pagar, essa penalização pode se tornar até 20% do valor a ser pago.

Confira algumas dicas para fazer o imposto de renda

Por isso, veja algumas dicas para fazer o imposto de renda e não correr risco de sofrer prejuízo no bolso.

1. Baixe o gerador do IR e importe seus dados

Faça o download do programa que gera a declaração do imposto de renda. Assim, a declaração pode ser feita por computador ou smartphone. Caso já tenha baixado, é só atualizar o programa.

Para facilitar o processo, o programa do Imposto de Renda permite que você recupere os dados do ano anterior. Dessa forma, você deve apenas atualizar as informações e registrar as novas entradas.

2. Reúna todos os documentos antes de realizar a declaração

Uma das dicas para fazer o imposto de renda é reunir toda a documentação necessária. Isso porque no caso de alguma falta, poderá identificar antes de realizar o processo e procurar o documento.

Sendo assim, tenha em mão os seguintes informes de rendimento: de empregador, os informes, dos bancos, de gestoras e corretoras. Além disso, recolha os comprovantes de despesas médicas, odontológicas, educativas e pagamento de aluguéis.

3. Cuidado com a malha fina

Em alguns casos, a Receita Federal convoca o contribuinte para prestar esclarecimentos de alguns pontos da declaração.

Para isso, é importante que você guarde os documentos por pelo menos cinco anos. Assim, evitará problemas desnecessários nesse processo e estará prevenido para qualquer possibilidade de requisição da Receita.

Uma das vantagens em declarar o imposto de renda o quanto antes e da forma correta, é receber a restituição mais rápido. Além disso, você se livrará de uma dor de cabeça sem estar pressionado por um prazo que está se encerrando.

Agora que você já recebeu algumas dicas de como fazer o imposto de renda, fique atento aos prazos estipulados pela Receita Federal. Busque declarar da forma correta, informando todos os dados requisitados.